Periódico
REDOBRA nº 14
ANO 5, 2014
REDOBRA é uma publicação semestral do projeto de pesquisa “Laboratório Urbano: experiências metodólogicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea” [PRONEM – Programa de Apoio a Núcleos Emergentes, edital FAPESB/CNPq 028/2010] desenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório Urbano – PPG-AU/FAUFBA.
Redobra integra a plataforma de ações CORPOCIDADE, realizada em parceria com o grupo de pesquisa LabZat – PPG-DANÇA/UFBA.
ISSN: 2238-3794
REVISTA COMPLETA
EDITORIAL
Fabiana Dultra Britto, Paola Berenstein Jacques e Washington Luis Lima Drummond
ENTREVISTA
Jeanne Marie Gagnebin
ENSAIOS
Anotações sobre a Paris de Benjamin
Washington Luis Lima Drummond
História e dilaceramento
Alexandre Rodrigues da Costa e Vera Casa Nova
Benjamin e Kracauer: Algumas passagens
Carlos Leal e Danielle Corpas
O lobisomem na cidade: exceção soberana e demissão subjetiva
Fernando Gigante Ferraz
Teses sobre Walter Benjamin
Raimar Rastelly
Rastros do flaneur
Paola Berenstein Jacques
EXPERIÊNCIAS
Exercício experiência, memória e narração da cidade
Fabiana Dultra Britto
Salvador, cidade do século XX: a partir das memórias de Pasqualino Romano Magnavita
Paola Berenstein Jacques, Washington Luis Lima Drummond, Felipe Caldas Batista, Milene Migliano, Osnildo Adão Wan-Dall Junior, Gustavo Chaves de França, Maria Isabel Costa Menezes da Rocha, Amine Portugal Barbuda, Breno Silva e Lutero Pröscholdt Almeida
O artefato cenográfico na invenção do cotidiano espetacularizado
Eliézer Rolim
Dança e intervenção urbana: a contribuição do regime dos editais para a espetacularização da arte e da cidade contemporânea
Tiago Nogueira Ribeiro
Quando o pornô vai à cidade
João Soares Pena
Narrativas urbanas literárias como apreensão e produção da cidade contemporânea: uma leitura do guia de ruas e mistérios da bahia de todos os santos
Osnildo Adão Wan-Dall Junior
DEBATES
Como viver junto? Uma comunidade de estrangeiros
Jeanne Marie Gagnebin
A cidade no cinema documental dos anos 1920
José Francisco Serafim
Horizonte distante: Warburg, Glauber e a fabricação da história dos afetos
Ana Lígia Leite Aguiar
RESENHA
Deambulações de Walter Benjamin: entre as imagens do pensamento e o haxixe
Rodrigo Araújo