Mestrado
A arte urbana (Pixo e Grafite) como atravessamentos nos processos de “requalificação” e “ressignificação” dos espaços públicos democráticos: nova orla do Rio vermelho 2016
Ygor de Andrade Araujo
2019
Esta dissertação apresenta uma breve contextualização de como os Pixadores e Grafiteiros, através de sua ação na cidade, se apropriam da urbe alterando sua paisagem e ressignificando os espaços públicos. Dessa maneira, para esboçar o conteúdo, utilizou-se uma metodologia qualitativa, estabelecida por meio da observação participante em campo, entrevistas semiestruturadas com principais atores envolvidos no processo de planejamento e projeto além da análises teórica e de reportagens divulgadas entre os anos de 2013 até 2019. De acordo com os resultados da investigação, observa-se um aumento do número de trabalhos existentes nos muros e mobiliarios urbanos do bairro do Rio Vermelho, muito mais frequentes do que antes da revitalização inaugurada em 2016, por conseguinte, trata-se de uma forma diferenciada de pensar a democratização do espaço público, com possíveis desdobramentos no traçado urbano. Assim, tece-se uma narrativa apresentada no terceiro capítulo dessa dissertação, em que se visa pontuar os principais aspectos que atravessam tanto a atividade da pixação, quanto as eventuais falhas no planejamento da nova orla. Tal contexto permitiu verificar como os jovens formam grupos e reforçam identidades, apropriando-se do espaço urbano, transgredindo as leis, mediante uma prática notável aos cidadãos, tomando como perspectiva a cultura de rua, a segregação social e a distinção entre o espaço público e privado. Foram abordadas, portanto, questões que atravessam todas as narrativas que por ventura interessem à crítica ao planejamento urbano aplicado na “revitalização” da orla do bairro.
Palavras-chave: Arte urbana. Pixo. Grafite. Espaço público. Democracia. Planejamento urbano. Requalificação. Ressignificação. Disputas. Território.
ORIENTADOR
Pasqualino Romano Magnavita
COORIENTADOR
Eduardo Rocha Lima