SEMINÁRIO

Seminário Interno 2018

Salvador/BA

O seminário interno do Laboratório Urbano configura um espaço-tempo de pensar a produção desse grupo de pesquisa, estabelecendo um momento de encontro e de trocas entre seus membros ativos em torno das pesquisas atuais, individuais ou coletivas. Esse tempo fora do calendário cotidiano busca tornar visíveis linhas menores de pensamento, criar novas conexões e rumos a partir dos tensionamentos vividos no encontro, discutir metodologias, fabular teorias e histórias. É também tempo para produzir pensamento acerca do grupo de pesquisa, seus modos de fazer, sua história e o por vir.

Em sua 5ª edição, o Seminário acontecerá durante três dias. Nas quatro primeiras sessões estarão dispostas as apresentações das pesquisas individuais, de nível mestrado e doutorado, conduzidas por integrantes do Laboratório Urbano. Após breve apresentação de cada trabalho, haverá um tempo de debate, e ao final de cada sessão professores membros do grupo comentarão os trabalhos buscando provocar aproximações ou distanciamentos/choques/conflitos teóricos/conceituais/metodológicos, entre os trabalhos apresentados. O agrupamento dos trabalhos se deu por afinidades sutis a partir de grandes eixos que encontramos na leitura dos resumos enviados: historiografia,narrativas, rua, e memória.

Ao longo do terceiro dia serão apresentadas e discutidas as pesquisas coletivas que acontecem atualmente no Laboratório Urbano, coordenadas por professores membros do grupo, e contam com a participação de alunos da graduação, mestrado e doutorado: Cronologia do Pensamento Urbanístico, Arquivo_ Laboratório Urbano, Urbanidades Liminares, Visibilidades. Por fim, haverá um momento dedicado a pensar o próprio Laboratório Urbano, a articulação entre as pesquisas, a estrutura e funcionamento do grupo e seus desdobramentos futuros.

DATA E LOCAL

25 a 27 de abril de 2018
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia – FAUFBA

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

25 de abril (quarta-feira)

08h30 – Abertura (Janaína Bechler)
08h40 – Devir-criança e a cidade: histórias do Centro de Vitória – Camila Benezath Rodrigues Ferraz
09h10 – Brinquedo. Brincadeira. Fabulação: narrativas urbanas que relacionam criança e cidade como potência de crítica ao urbanismo moderno – Igor Gonçalves Queiroz
09h40 – Arqueologia da cidade moderna brasileira: As culturas “primitivas” na trajetória intelectual de Lucio Costa – Dilton Lopes de Almeida Júnior
10h10 – Antologia dos Silêncios: Experiências Críticas e Alternativas na Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo – Ícaro Vilaça Nunesmaia Cerqueira
10h40 – Estudo das co-implicações espaço e corpo na atuação dos arquitetos e urbanistas: por uma espacialidade dançante em constante devir – Clara Passaro Gonçalves Martins
11h10 – Debate de articulação – Debatedora: Paola Berenstein Jacques
12h30 – Fechamento – Mediadora: Janaína Bechler

14h00 – Janaina Chavier Silva
14h30 – Fazendo ponto: corpo, cidade e práticas sexuais – João Soares Pena
15h00 – Opacidades, blackouts e holofotes: A narração da noite na cidade e no urbanismo – Osnildo Adão Wan-Dall Junior
15h30 – Pensar a cidade por Atlas: A Península de Itapagipe como campo de experimentação do atlas como forma visual de conhecimento da cidade – Daniel Sabóia Almeida Barreto
16h00 – Debate de articulação – Debatedora: Junia Cambraia Mortimer
17h30 – Fechamento – Mediadora: Janaína Lisiak

26 de abril (quinta-feira)

08h30 – Resistir a pé: deslocamentos de sentido no caminhar – Bárbara Brena Rocha dos Santos
09h00 – Práticas e redes: a ocupação do espaço público na cidade de São Paulo – Rafaela Lino Izeli
09h30 – “Pega a visão”: territorialidades de moradores de rua na cidade de Salvador – Anna Raquelle Edington Anselmo da Silva
10h00 – Cidades em disrupção: Uma teoria das urbanidades excremenciais – Cícero Menezes da Silva
10h30 – Arte urbana – Ygor de Andrade Araujo
11h00 – Debate de articulação – Debatedora: Thaís Troncon Rosa
12h30 – Fechamento – Mediador: Eduardo Rocha

14h00 – Gaio Matos
14h30 – Patrimoniologia: o lusco fusco entre hegemonia e emergências – Helena Tuler Creston
15h00 – Disputas no limiar mar-cidade: Investidas sobre o território marítimo de Salvador – Janaína Lisiak
15h30 – Planos urbanísticos para a Universidade Federal da Bahia – Fábio Pina
16h00 – Debate de articulação – Debatedor: Luis Antonio de Souza
17h30 – Fechamento – Mediadora: Rafaela Lino Izeli

27 de abril (sexta-feira)

09h30 – Arquivo Laboratório Urbano – Eduardo Rocha e Janaína Bechler (coords.)
10h00 – Urbanidades Liminares – Thaís Troncon Rosa (coord.)
10h30 – Imaginários e Visibilidades: práticas urbanas em fotografias soteropolitanas (1940-1970) – Junia Cambraia Mortimer (coord.)
11h00 – Debate de articulação – Debatedor: Ícaro Vilaça N. Cerqueira
12h30 – Fechamento – Mediadora: Rafaela Lino Izeli

14h00 – Cronologia do pensamento urbanístico: campos de debates sobre moderno, popular e participação – Paola Berenstein Jacques, Junia Cambraia Mortimer e Thaís Troncon Rosa (coords.)
15h30 – Debate de articulação – Debatedor: Paola Berenstein Jacques
17h30 – Encerramento – Mediadora: Janaína Bechler