MESA

Urbanismos em Zonas Críticas #4

“Perguntar água e escutar montanha: a complexidade na produção do conhecimento urbano em meio à crise ecológica”

29 de outubro de 2024

FAUFBA, Salvador/BA

Nós, do Laboratório Urbano (PPGAU-UFBA), convidamos a todas(os) para uma série de atividades, debates e conversas abertas em torno do que temos chamado de “Urbanismos em Zonas Críticas”. Nestes encontros, exploraremos uma perspectiva crítica e urgente sobre o território urbano e sua relação intrínseca com as dinâmicas terrestres.

Nesta quarta edição, a ser realizada durante as comemorações de 65 anos da FAUFBA no dia 29 de outubro de 2024 às 17h na Sala RAU+E, teremos a honra de contar com a presença de Cinira d’Alva. Artista e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1996), com especialização em estudos da habitação pelo Institut for Housing Studies (2001), possui mestrado e atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFBA. Se dedica a investigar de que maneira a experiência do aberto na cidade como tática de abandono de si, cria condições para uma abertura ao outro e uma contaminação de pontos de vista, desmanchando separações.

Esta palestra propõe uma reflexão sobre a relação entre a cidade e a ecologia, tomando como ponto de partida uma investigação urbana realizada em Salvador da Bahia, fundamentada na noção de “ecologia da mente” de Gregory Bateson. A pesquisa, realizada entre abril e novembro de 2023, explora a cidade como uma trama de múltiplas existências conectadas, buscando formas de incluir essa diversidade na produção do conhecimento urbano. A fala destaca como a escrita pode ser uma ferramenta para capturar esses deslocamentos em meio à crise ecológica global, e como isso exige uma reativação de capacidades sensoriais e intelectuais que, ao longo do tempo, foram minadas. A “mente ecológica” aqui abordada observa padrões de co-emergência entre agentes naturais e sociais, criando histórias e memórias que emergem da cidade de Salvador, um espaço carregado de significados históricos e de tensões contemporâneas, onde se vive intensamente os desafios climáticos e a busca por novas formas de coexistência.

Nesta edição contaremos com a mediação de Bárbara Cabral (FAUFBA) e com a presença da professora Ana Luiza Silva (FAUFBA) como debatedora.

Contamos com a presença de todas e todos!


DATA E LOCAL

29 de outubro de 2024, às 17h
Sala RAU+E, FAUFBA, Rua Caetano Moura, 121
Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia