MESA

Urbanismos em Zonas Críticas #3

“Modos Complexos de Governança nas Favelas do Rio e em Salvador: Atores e Urbanismos em Transformação”

28 de agosto de 2024

FAUFBA, Salvador/BA

Nós, do Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) , convidamos a todas(os) para uma série de atividades, debates e conversas abertas em torno do que temos chamado de “Urbanismos em Zonas Críticas”. Nestes encontros, exploraremos uma perspectiva crítica e urgente sobre o território urbano e sua relação intrínseca com as dinâmicas terrestres.

Nesta terceira edição, em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia e com o grupo de pesquisa Lugar Comum (PPGAU-UFBA), no dia 28 de agosto de 2024, às 17h, na Sala Esterzilda Berenstein, teremos a honra de contar com as presenças do Prof. Dr. Stephan Lanz (Europe-Universität Viadrina, Frankfurt (Oder) e residente do Programa Vila Sul, Goethe-Institut Salvador-Bahia), da Profa. Dra. Angela Franco (Professora do PPGAU/UFBA e do IHAC/UFBA e pesquisadora do Lugar Comum – PPGAU/UFBA) e de Lorena Costa (Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades da UFBA e bolsista PIBIC).

Durante essa roda de conversa, exploraremos os “Modos Complexos de Governança nas Favelas do Rio de Janeiro e em Salvador”, com foco na atuação de novos atores urbanos, como as igrejas evangélicas, e como essas dinâmicas estão moldando a transformação dos territórios urbanos. A conversa será mediada por Alexandre Pajeú (Laboratório Urbano – PPGAU/UFBA), proporcionando um espaço de reflexão conjunta e troca de experiências.

Stephan Lanz é pesquisador urbano na Europe-Universität Viadrina em Frankfurt (Oder) e no Centro de Assuntos Urbanos metroZones em Berlim. Sua pesquisa abrange estudos urbanos nas ciências culturais e sociais, com publicações como “Governando a Favela… no Rio de Janeiro” (2021). Lanz co-curou projetos internacionais, como ‘Ersatzstadt’ e ‘Global Prayers’, e seus estudos focam em imigração, racismo, cultura popular e lutas sociais, especialmente em favelas brasileiras, com contribuições teóricas sobre governamentalidade urbana e teoria urbana pós-colonial.

Angela Franco é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, onde também obteve mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Desde 2008, suas pesquisas focam globalização, grandes investimentos, conflitos urbanos, desigualdades socioespaciais, precarização do trabalho, políticas públicas e direito à cidade. Recentemente, com a bolsista Lorena Costa, desenvolve pesquisas sobre as dinâmicas de transformação urbana influenciadas pela presença das igrejas evangélicas em territórios populares de Salvador.

Contamos com a presença de todas e todos!

DATA E LOCAL

28 de agosto de 2024, às 17h
Sala Esterzilda Berenstein, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia