MESA

Urbanismos em Zonas Críticas #2

“Mapeando o corredor do jaguar: uma radiografia da urbanização”

05 de agosto de 2024

FAUFBA, Salvador/BA


Nós, do Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) , convidamos a todas(os) para uma série de atividades, debates e conversas abertas em torno do que temos chamado de “Urbanismos em Zonas Críticas”. Nestes encontros, exploraremos uma perspectiva crítica e urgente sobre o território urbano e sua relação intrínseca com as dinâmicas terrestres.

Nesta segunda edição, em colaboração com os grupos de pesquisa Projeto, Cidade e Memória (PPGAU-UFBA) e CiPós (PPGAU-UFBA), a ser realizada no dia 05 de agosto de 2024 às 17h na Mastaba, teremos a honra de contar com a presença de Juana Salcedo Ortiz. Juana é arquiteta, pesquisadora e professora na University of Texas at Austin, atuando na interseção entre arquitetura e urbanismo. Sua pesquisa utiliza conceitos e métodos da história ambiental, ecologia política urbana, estudos decoloniais e estudos de ciência e tecnologia para reconectar arquitetura e cidades com os processos ambientais e socioeconômicos mais amplos que os moldam, com foco na América Latina. Seu projeto “Cartografias da Interconexão: Jaguares, Humanos e o Design de Paisagens Urbanas nas Américas” recebeu a bolsa de pesquisa da Graham Foundation (2020) e de produção e desenvolvimento (2024).

Esta palestra é um convite para considerar a conexão entre a vida urbana e a conservação do jaguar. A Iniciativa do Corredor Jaguar é um projeto de integração hemisférica sem precedentes que propõe uma série de paisagens contínuas, conectando o norte da Argentina ao sul dos Estados Unidos, para garantir a sobrevivência do maior felino das Américas. Longe de ser um tema exclusivo da biologia da conservação, o Corredor Jaguar é um projeto sociocultural estreitamente relacionado com a vida urbana. Esta palestra apresenta uma série de cartografias interativas e narrativas visuais que correlacionam os processos de urbanização e as lutas socioambientais com o Corredor Jaguar, evidenciando a necessidade de examinar as origens urbanas da crise ambiental e da destruição da biodiversidade, bem como a possibilidade (e urgência) de imaginar novas paisagens de coexistência multiespécies.

Nesta edição contaremos com a mediação dos professores Dilton de Almeida (FAUFBA) e Nivaldo Andrade (PPGAU-UFBA) e com a presença das professoras Ana Luiza Silva (FAUFBA) e Thais Portela (PPGAU-UFBA) como debatedoras.

Contamos com a presença de todas(os)!


DATA E LOCAL

05 de agosto de 2024, às 17h
Auditório Mastaba – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia