MESA

Urbanismos em Zonas Críticas #1

“Corpos-cidades-naturezas”

31 de julho de 2024

FAUFBA, Salvador/BA


Nós, do Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA), convidamos a todas(os) para uma série de atividades, debates e conversas abertas em torno do que temos chamado de “Urbanismos em Zonas Críticas”. Nestes encontros, exploraremos uma perspectiva crítica e urgente sobre o território urbano e sua relação intrínseca com as dinâmicas terrestres.

Em um mundo onde a dicotomia entre natureza e liberdade humana prevalece, torna-se imperativo repensar nossos paradigmas urbanos à luz do Novo Regime Climático e do Antropoceno. Como podemos propor intervenções urbanísticas realistas quando ignoramos as interações entre a ação humana e a resposta do planeta? Diante das urgências climáticas impostas, como pensar a relação Natureza/Cultura a partir do urbanismo?

Nesta primeira edição, a ser realizada no dia 31 de julho de 2024 às 18h na Mastaba, teremos a honra de contar com a presença da doutoranda em urbanismo (PPGAU/UFBA), mestra em artes da cena (PPGAC/UFRJ), arquiteta e urbanista (DAU/PUC-Rio) Bárbara Cabral, que apresentará parte de sua palestra proferida junto à Gábe Maria Pires (PPGAU/UFBA) na Unesp, refletindo sobre potências e agências de diferentes corpos nas cidades. Na coimplicação entre práticas artísticas e experiência urbana, sua fala comentará a plataforma CORPOCIDADE em seus 10 anos de acontecimento e pesquisas contemporâneas do Laboratório Urbano que relacionam o campo do urbanismo à arte da performance, tendo como debatedora a Prof. Dra. Fabiana Dultra Britto (PPGAU/UFBA e PPGDança/UFBA), cocriadora da plataforma CORPOCIDADE junto a Prof. Dra. Paola Berenstein Jacques (PPGAU/UFBA e PPGDança/UFBA), e organizadora de todas as edições.

Ao explorarmos as Zonas Críticas, essa fina camada onde todas as dinâmicas de vida acontecem, nos aproximamos de uma complexidade que escapa ao olhar distante. Aqui, as ciências não se limitam ao estudo passivo dos objetos, mas mergulham na imbricada e complexa perspectiva da natureza-processo, adentrando, portanto, as práticas corporais. Propomos, assim, o debate sobre os conflitos ecológicos nas cidades e os modos de intervenção urbanística e planejamento regional vigentes em sua co-relação com a natureza, com o corpo e com as práticas, memórias e saberes das populações e territórios urbanos.

Contamos com a presença de todas(os)!


DATA E LOCAL

31 de julho de 2024, às 18h
Auditório Mastaba – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA

Evento gratuito e sem necessidade de inscrição prévia