MESA

O que pode/pede o corpo?

Bárbara Cabral e Gábe Maria Pires

XVI Semana de Arquitetura e Urbanismo da FCT UNESP

13 de maio de 2024

Presidente Prudente/SP


“O que pode(pede) o corpo?” é o tema da primeira mesa da XVI Semana de Arquitetura e Urbanismo da FCT UNESP no dia 13 de Maio de 2024.

Com o subtítulo do tema geral da semana, “O que pode(pede) o corpo”, abre com a reflexão sobre o processo de padronização do corpo na sociedade contemporânea que remonta à adoção de medidas antropomórficas, como o palmo e o pé. Desde a renascença até a busca pela década de 20 quando o Modulor surge da inquietação do moderno, essa história culmina numa perda da conexão subjetiva e sensível com o próprio corpo, pela sua padronização e espetacularização, bem como com o mundo ao nosso redor. Nesse contexto, buscamos compreender como contemporaneamente corpos tão diversos se manifestam no espaço cotidiano, entrelaçando-se nas estruturas social e urbana.

Observando com cuidado o pulsar das veias, o piscar dos olhos e a ginga do peito numa sinfonia de respiros e batidas. Assim como o exercício de projeto, que se desdobra entre corpos e pedras, numa tessitura de malhas e fiadas que se tramam em um eterno jogo de movimentos: construir e desconstruir, territorializar e desterritorializar. Essa mesa não é apenas uma revisão crítica acerca do debate sobre os padrões e medidas físicas ou dinâmicas sociais e econômicas que regem o exercício projetual, ela se propõe a buscar experimentações de nossas relações e produção de nossas individualidades subjetivas.

Afinal… O que pode o corpo? O que PEDE o corpo? O que É um corpo?


A primeira convidada da Mesa 1, intitulada “O que pode/pede o corpo”: Bárbara Cabral é urbanista-performer. Doutoranda em Urbanismo na UFBA, bolsista CNPq e pesquisadora do Laboratório Urbano. É Mestra em Artes da Cena pela UFRJ, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Rio e intercâmbio acadêmico na Universidad Politécnica de Madrid. Com artigos publicados em periódicos voltados ao estudo da arquitetura, do urbanismo e das artes, ela transforma e molda cidades com um olhar dedicado ao urbano. Em 2022, lançou o livro “URBANISMOS DO CHÃO: programa, performance e cidade”.


A segunda convidada da mesa 1: Gábe Maria Pires é artista, arquiteta e urbanista. Mestranda em Urbanismo no PPGAU/UFBA, pesquisadora integrante do Laboratório Urbano (PPGAU/UFBA) e colaboradora do Laboratório de Estudos Urbanos (PROURB/UFRJ). É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFRJ. Sua pesquisa se concentra nas relações entre corpo e cidade, explorando a performance e as práticas incorporadas como formas de compreender e narrar a experiência urbana contemporânea. Além disso, ela desenvolve práticas artísticas que abrangem a performance, a moda e o audiovisual.


DATA E LOCAL

13 de maio de 2024, às 10h
FCT- UNESP, Presidente Prudente/SP


PROGRAMAÇÃO GERAL

Acesse aqui