DISCIPLINA
URBANISMO CONTEMPORÂNEO
Disciplina ofertada em parceria com a pesquisa coletiva Cronologia do Pensamento Urbanístico.
2004.1
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pelas professoras Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA) e Ana Fernandes (PPG-AU/FAUFBA).
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Plano de curso
—–
2008.1
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pela professora Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA) com colaboração do professor convidado Washington Drummond (UNEB).
Apoio: Diego Mauro, Ícaro Vilaça, Igor Santiago, Luis Guilherme e Tatiana Sant’anna (bolsistas IC – Cronologia do Urbanismo).
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Plano de curso
—–
2009.2
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pela professora Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA) com colaboração da professora convidada Thais B. Portela (pós-doutoranda PPG-AU/FAUFBA).
Apoio: Diego Mauro, Ícaro Vilaça, Carla Rocha e Juliana Ribeiro (bolsistas IC).
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Dias e horários
2009.2 – turma Salvador – Segundas-feiras 15:00 às 18:00hs (PPG-AU/FAUFBA)
2009.2 – turma João Pessoa (DINTER) – de 16 a 20/11 (parte 1) e de 16 a 20/11 (parte 2)
Ementa
Principais abordagens e proposições urbanísticas a partir dos anos 1960, do final do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo, caracterizando suas lógicas sociais, funcionais e formais.
Objetivos
Desenvolver o processo de reflexão e pesquisa sobre as diferentes tendências do urbanismo contemporâneo, compreender o pensamento urbanístico através da análise de seus principais debates e embates teóricos e/ou projetuais nas últimas décadas. Cartografar a circulação das idéias urbanísticas através da percepção do “pensamento em rede”, ou seja, o estudo da construção das redes intelectuais – técnicas, artísticas e políticas- do pensamento sobre a cidade. Buscar os principais “fluxos de resistência” das idéias consideradas hegemônicas.
Metodologia
Ao interrogar a história recente do urbanismo, buscaremos compreendê-lo através do estudo do debate teórico ou propostas de intervenção. Transversalmente, a intenção é a de problematizar o campo disciplinar propriamente dito (arquitetura e urbanismo), particularmente em termos dos processos de constituição do pensamento urbanístico e de intervenção sobre as cidades, bem como do papel atribuído a circulação geral de idéias (inclusive de fora do campo disciplinar e do que chamamos de “resistências”) nesses processos. Buscar-se-á subsidiar novas perspectivas de análise e incentivar novos recortes temáticos no movimento de revisão historiográfica em torno da reflexão sobre o urbanismo enquanto campo disciplinar e prática profissional. A proposta é de trabalhar em colaboração direta com o grupo de pesquisa “Urbanismo Contemporâneo” (PPG-AU/DGP-CNPq – que elabora o site da Cronologia do Pensamento Urbanístico.
Organização das sessões
As sessões buscarão recompor os principais DEBATES que construíram o pensamento urbanístico atual (teóricos e práticos, de dentro e de fora do campo disciplinar, de dentro e fora do país), suas principais “resistências” e, para tal, após uma contextualização do período – da circulação de idéias – pelos docentes, cada sessão de debates será composta de debates entre os estudantes sobre os textos lidos (a leitura é obrigatória, a avaliação será feita a partir da participação nos debates sobre os textos a cada sessão). O curso será dividido em duas partes principais sendo que cada parte ficará a cargo de uma das professoras, uma bibliografia básica, de leitura obrigatória, e uma bibliografia complementar será sugerida para subsidiar os debates, esta ainda poderá ser complementada pelos estudantes em função do tema de cada debate.
Parte 1 – Debate de idéias urbanísticas nos últimos 50 anos (1950/2000)
Parte 2 – Resistências ao Pensamento Urbanístico Hegemônico
Avaliação
A avaliação será feita através do desempenho e da consistência das contribuições apresentadas às sessões da disciplina, assim como da qualidade do (s) verbete (s) final apresentado (que serão publicados na Cronologia do Pensamento Urbanístico). Os verbetes, que deverão ser desenvolvidos individualmente (alunos regulares), serão definidos com orientação docente, e contará com a ajuda (para inserção no site) da equipe de apoio técnico (bolsistas de IC).
—–
2011.1
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pelos professores Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA), Washington Drummond (UNEB) e Thais B. Portela (PPG-AU/FAUFBA).
Apoio: Diego Mauro, Ícaro Vilaça, Dila Reis e Amine Portugal (bolsistas IC).
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Ementa
Principais abordagens e proposições urbanísticas a partir dos anos 1960, do final do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo, caracterizando suas lógicas sociais, funcionais e formais.
Objetivos
Desenvolver o processo de reflexão e pesquisa sobre as diferentes tendências do urbanismo contemporâneo, compreender o pensamento urbanístico através da análise de seus principais debates e embates teóricos e/ou projetuais nas últimas décadas. Cartografar a circulação das idéias urbanísticas através da percepção do “pensamento em rede”, ou seja, o estudo da construção das redes intelectuais – técnicas, artísticas e políticas- do pensamento sobre a cidade.
Metodologia
Ao interrogar a história recente do urbanismo, buscaremos compreendê-lo através do estudo do debate teórico ou propostas de intervenção. Transversalmente, a intenção é a de problematizar o campo disciplinar propriamente dito (arquitetura e urbanismo), particularmente em termos dos processos de constituição do pensamento urbanístico e de intervenção sobre as cidades, bem como do papel atribuído a circulação geral de idéias nesses processos. Buscar-se-á subsidiar novas perspectivas de análise e incentivar novos recortes temáticos no movimento de revisão historiográfica em torno da reflexão sobre o urbanismo enquanto campo disciplinar e prática profissional. A proposta é de trabalhar em colaboração direta com o grupo de pesquisa “Laboratório Urbano” (PPG-AU/DGP-CNPq) que elabora o site da Cronologia do Pensamento Urbanístico.
Organização das sessões
As sessões buscarão recompor os principais debates que construíram o pensamento urbanístico atual (teóricos e práticos, de dentro e de fora do campo disciplinar, de dentro e fora do país) e, para tal, após uma contextualização do período – da circulação de idéias – pelos docentes, cada sessão de debates será composta de debates entre os estudantes sobre os textos lidos (a leitura é obrigatória, uma hora por semana do curso será disponibilizada para as leituras individuais, a avaliação será feita também a partir da participação nos debates sobre os textos a cada sessão). O curso será dividido em três partes principais sendo que cada parte ficará a cargo de um dos professores, uma bibliografia básica, de leitura obrigatória, e uma bibliografia complementar será sugerida para subsidiar os debates, esta ainda poderá ser complementada pelos estudantes em função do tema de cada debate.
Conteúdo programático
– Sessão 1 (16/03): Apresentação geral proposta da disciplina, dos debates e principais questões
Apresentação da Cronologia do Pensamento Urbanístico (pelos bolsistas IC).
PARTE 1– Debate teórico contemporaneo– Prof. Washington Drummond
– Sessão 2 (23/03): DEBATES 1 – 1950/1960. REPRODUTIBILIDADE X INDÚSTRIA CULTURAL.
– Sessão 3 (30/03): DEBATES 2 – 1960/1970. ALDEIA GLOBAL X SOCIEDADE DO ESPETÁCLO X POPISMO.
– Sessão 4 (06/04). DEBATES 3 – 1970/1980. PANOPTICO/DISCIPLINA X LUGAR X SIMULACRO.
– Sessão 5 (13/04). DEBATES 4 – 1990/2000. PRÁTICAS DO ESPAÇO X CIDADE SUPEREXPOSTA X CENOGRAFIA HISTÓRICA.
PARTE 2 – Debate pensamento urbanístico – Prof. Paola Berenstein Jacques
– Sessão 6 (20/04): DEBATES 5. TEAM 10 X SITUACIONISTAS. COTIDIANO URBANO X IMAGEM DA CIDADE.
– Sessão 7 (27/04): DEBATES 6. ARQUITETURA SEM ARQUITETOS X MEGAESTRUTURAS. TIPO/MORFO X POP.
– Sessão 8 (04/05): DEBATES 7. TRADICIONALISMO X PARTICIPAÇÃO. CIDADE-COLAGEM X ESPíRITO DO LUGAR.
– Sessão 9 (11/05): DEBATES 8. NEO URBANISMO X CIDADE GENÉRICA. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X CIDADE DE QUARTZO.
PARTE 3 – Debate sobre enunciados discursivos da política urbana no Brasil – Prof. Thais B. Portela
– Sessão 10 (18/05). DEBATES 9 – DESENVOLVIMENTISMO.
– Sessão 11 (01/06): DEBATES 10 – PARTICIPAÇÃO e SUSTENTABILIDADE.
– Sessão 12 (08/06): DEBATES 11 – CULTURA.
– Sessão 13 (15/06): DEBATES 12 – SEMINÁRIO.
– Sessão 14 (22/06): DEBATES 13 – SEMINÁRIO.
– Sessão 15 (30/06): DEBATE FINAL.
—–
2014.1
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pelos professores Washington Drummond (PPG-AU/FAUFBA), Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA) e Thais B. Portela (PPG-AU/FAUFBA).
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Plano de curso
—–
2016.1
Urbanismo contemporâneo
Ministrada pela professora Paola Berenstein Jacques (PPG-AU/FAUFBA).
Apoio: Equipe da pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico
Disciplina PPG-AU/FAUFBA.
Ementa
História do pensamento urbanístico – principais abordagens e proposições – a partir dos anos
1960, do que foi considerado com o final do Movimento Moderno em Arquitetura e Urbanismo,
caracterizando suas lógicas intelectuais, sociais, funcionais e formais.
Plano de curso